A equipa de Resposta de Emergência Informática (CERT) informou que uma nova onda de ataques estava a atingir a Ucrânia e alertou as redes de transporte sobre os riscos, segundo informa a Reuters.

Os investigadores apelaram aos proprietários de sistemas de telecomunicações e de outros recursos de informação, assim como aos utilizadores comuns, “para cumprir os requisitos de segurança mais altos”. Também no aeroporto de Odessa as medidas de segurança foram reforçadas depois de confirmado o ataque, “com todos os seus sistemas a trabalharem em modo restrito”, refere-se em comunicado.

O metro de Kiev reportou igualmente investidas ao seu sistema de pagamentos, mas o banco central confirmou que a rede bancária está a funcionar dentro da normalidade.

Embora o ministério ucraniano dos Transportes e Infraestrutura afirme que não se trata de uma investida em massa, o Governo acredita que a  Rússia está por trás destes ataques regulares aos seus sistemas informáticos. Para isso está a tentar implementar uma estratégia nacional para manter seguras as instituições públicas e as principais empresas.

Entretanto Moscovo veio negar qualquer ligação a estes "assaltos cibernéticos".