A Network Advertising Initiative (NAI), uma entidade auto-regulatória da indústria de publicidade online, anunciou recentemente o lançamento de um programa com vista a desenvolver normas comuns a este sector para a utilização de Web bugs - também designados por Web beacons, clear GIFs ou cookie anchors.



Estes bugs consistem em imagens em formato GIF constituídas por um único pixel transparente que são embebidas em documentos escritos em HTML - HyperText Markup Language, linguagem de criação de páginas da Web. Quando o browser carrega a página com o bug, o ficheiro é transferido de um servidor que pode ou não pertencer ao mesmo site do resto da página.



Os Web bugs podem ser utilizados online para colocar um cookie no computador do utilizador, dentro de um contexto de uma terceira entidade. Este cookie permite que as empresas desempenhem anonimamente - muitas vezes, sem o utilizador se dar conta - várias tarefas, como a contagem de visitantes únicos, padrões de utilização da Web, avaliações da eficácia de campanhas publicitárias, distribuição de ofertas mais relevantes e a adequação do conteúdo do site ao perfil dos seus visitantes.



O programa da NAI destina-se a responder às preocupações pela privacidade dos consumidores mediante o desenvolvimento de normas para a utilização online de Web bugs.Os organizadores convidam todas as entidades que utilizam este método a participarem na iniciativa. As regras desenvolvidas irão determinar que bugs podem ser utilizados, bem como quais as políticas de privacidade e mecanismos de opt-out - em que o consumidor expressa efectivamente que não deseja receber cookies - deverão ser empregados e em que circunstâncias.



A organização informa ainda que se vai basear nos seus princípios auto-regulatórios para o Marketing Preferencial Online para desenvolver os padrões de utilização dos Web bugs. Este conjunto de princípios contaram com o apoio da Federal Trade Commission e do Departamento de Comércio do governo dos Estados Unidos.



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