Em abril, o Facebook lançou o Messenger Rooms, uma plataforma de videoconferências até 50 participantes em simultâneo, para não “perder terreno” em relação ao Zoom, ao Microsoft Teams ou até ao Google Meet. Agora, as Salas do Messenger permitem começar transmissões em direto, abrindo a porta a múltiplas possibilidades: desde clube de leitura ao vivo a debates com especialistas, passando por aulas de ginástica ou por uma simples reunião de amigos.

Em comunicado, o Facebook explica que tem notado numa crescente tendência de procura por transmissões em direto. A rede social registou um pico de livestreams em todo o mundo, e, em junho, o número de transmissões feitas por páginas duplicou em comparação com o mesmo período em 2019.

Ao combinar o Messenger Rooms com as transmissões em direto, a empresa liderada por Mark Zuckerberg espera abrir um novo canal de comunicação neste período em que as pessoas continuam afastadas devido à pandemia de COVID-19.

É possível criar uma Sala diretamente no Facebook ou Messenger e convidar uma pessoa para participar, mesmo que não tenha uma conta na rede social. O anfitrião pode transmitir o que se está a passar no seu perfil, numa página ou grupo e convidar quem quiser.

Messenger Rooms: As salas de reuniões virtuais até 50 participantes já estão disponíveis em todo o mundo
Messenger Rooms: As salas de reuniões virtuais até 50 participantes já estão disponíveis em todo o mundo
Ver artigo

O anfitrião controla a transmissão em direto, incluindo onde pode ser partilhada, quem pode assistir ou ser convidado a participar. A rede social indica que quem é convidado a participar recebe primeiro uma notificação e poderá desistir da sua participação a qualquer momento.  Além disso, o anfitrião pode adicionar ou remover qualquer participante quando quiser, assim como “trancar” ou “destrancar” a Sala durante uma transmissão.

Como já acontece com as transmissões através do Facebook Live, a empresa pode fazer uma seleção e revisão dos conteúdos para garantir que a transmissão obedece aos Padrões de Comunidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.