Quem viveu nos primórdios da internet certamente se lembrará de serviços de mensagens como o mIRC e o ICQ. Ainda antes das redes sociais oferecerem capacidades de envio de mensagens encriptadas, estes serviços eram a alternativa aos dispendiosos SMS por telemóvel, bastando estar ligados online a estas plataformas.
O ICQ estreou-se no dia 15 de novembro de 1996, com um acrónico da expressão em inglês “I Seek You”, criado pela empresa israelita Mirabilis. A plataforma anunciou que vai encerrar e no dia 26 de junho deixará de poder ser utilizada.
Durante os seus 27 anos de vida passou pelas melhores fases da internet, mas também teve os seus altos e baixos. O pico da popularidade foi registado em 2001, chegando aos 100 milhões de utilizadores, integrado na rede da AOL, depois de ter adquirido o serviço em 1998. Em 2010, o ICQ foi vendido à empresa russa VK (Mail.ru Group). Os utilizadores passam a ser encaminhados para as plataformas VK Messenger e VK Workspace, refere o website oficial.
Em 2020, num mundo onde as redes sociais dominam as plataformas de comunicação entre os utilizadores, chegou a ser lançado o ICQ New, uma tentativa de renascer. Além das mensagens escritas e das chamadas de áudio e vídeo, a ICQ New tinha a sugestão de emojis de acordo com o contexto da mensagem, assim como sugestão de respostas e também transcrição de mensagens de voz, para quando não era possível ouvir.
De acordo com números da VK, citados pelo Mashable, em 2022 o ICQ ainda registava cerca de 11 milhões de utilizadores. Era uma plataforma popular na Rússia e na China e com a mudança de política de utilização do WhatsApp em 2021 muitos utilizadores de Hong Kong migraram para o ICQ.
Desde 2022 que as aplicações iOS e Android tinham deixado de ser suportadas e não estavam disponíveis nas respetivas plataformas de apps. Apenas a versão Web e Desktop ainda se mantinham em funcionamento, mas sem atualizações há mais de um ano.
Apesar da mensagem de encerramento no website oficial, a conta da rede social X é mais emblemática, utilizando dois memes inspirados nos filmes do Exterminador Implacável. O primeiro é alusivo à personagem robótica de Arnold Schwarzenegger a afundar numa fundição, com os dedos a fazerem o “OK”. A segunda foi o popular “I’ll Be Back”, imortalizado pelo ator nos filmes da série. Será que o ICQ vai mesmo voltar?
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários