Um inglês alegadamente envolvido numa série de importantes ataques reivindicados pelo Lulzsec enfrenta agora um processo também nos Estados Unidos, onde é acusado de ter criado e controlado uma botnet usada em ataques contra empresas como a Sony, Fox e PBS, integrados em ações do grupo.

A esta acusação, o Ministério Público norte-americano acrescenta a de invasão de sistemas informáticos alheios e roubo e publicação online de dados de utilizadores.

De acordo com o FBI, o jovem e os seus colaboradores entraram nos sistemas da Fox Entertainment e da Sony Pictures Entertainment, dos quais retiraram informação confidencial sobre clientes. No caso da PBS, ficaram-se pelos ataques ao site. É também acusado de ofensivas semelhantes contra um site de jogos online e contra a agência inglesa contra o crime organizado, a SOCA: Serious Organised Crime Agency.

Caso o hacker seja condenado nos Estados Unidos por todos os crimes que lhe são imputados, arrisca uma pena de prisão até 25 anos, escreve a imprensa internacional.

O suspeito, Ryan Cleary, de 20 anos, viu deduzida acusação forma nos Estados Unidos esta semana, mas ainda não se sabe se as autoridades norte-americanas vão pedir a extradição, porque o jovem também já enfrenta um processo com contornos semelhantes no Reino Unido, tendo audiência em tribunal marcada para 25 de junho.

Segundo o Telegraph, mas autoridades americanas vão esperar par ver o resultado da ação em curso no Reino Unido para decidirem se apresentam ou não o pedido de extradição para julgarem o suspeito nos EUA.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.