“A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento que está a circular uma mensagem fraudulenta que tem como assunto “Autoridade Tributaria – Debitos”. Esta mensagem é falsa e deve ser ignorada”.



É assim que começa a mensagem de alerta publicada pela AT na sua página oficial, com o objetivo de chamar a atenção dos contribuintes para um novo esquema de phishing que anda a circular nas caixas de correio eletrónico dos portugueses.



O aviso foi publicado no início da semana, mas a mensagem tem sido passada também nas redes sociais.



Aos internautas devem ignorar por completo a mensagem e devem acima de tudo evitar carregar no link que é disponibilizado no email. “Em caso algum se deverá carregar na ligação (link) ou autorizar qualquer transferência de ficheiro, pois o risco de comprometer o computador e os seus dados é elevado”, diz a AT.



As Finanças dizem ainda que sempre que lhe é pedida alguma ação ou interação os utilizadores devem fazer a confirmação da situação com a AT, e recomendam também que nunca sejam fornecidos os dados de acesso ao Portal das Finanças.



A Autoridade Tributária acaba por ser uma das entidades cujo nome mais é usado em esquemas de roubo de dados online, sendo que os casos de phishing a ela associados continuam a repetir-se.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico