Um projecto desenvolvido por dois estudantes de Engenharia de Computadores e Telemática da Universidade de Aveiro quer contar e nomear todos os internautas do Mundo, mapeando-os também geograficamente. O site mapmyname já está online em versão beta mas "abre" oficialmente o projecto às zero horas de dia 22 de Abril.

Os responsáveis pelo projecto fizeram um vídeo que colocaram no YouTube a explicar a iniciativa, mostrando que com um simples passo de cada utilizador que se registar no site, indicando três amigos, que por sua vez farão o mesmo, é possível chegar a todos os internautas. Através da aplicação de uma fórmula matemática desenvolvida pelos alunos, calcula-se que o período de um mês é suficiente para estimar o número de pessoas que utilizam a Internet.

O projecto foi desenvolvido em cinco meses, baseando-se em tecnologias open source e na API do Google Maps, o que resulta num custo zero.

Depois da contabilização dos registos, vai ser possível consultar o número e perfil dos internautas, validando quantas pessoas com um determinado nome existem no mundo e podendo traçar o percurso de alguém que em Aveiro pretende contactar com um utilizador registado, por exemplo, em Tóquio.

João Ribeiro, finalista da licenciatura em Engenharia de Computadores e Telemática e Sérgio Veiga, mestrando na mesma área, afirmam que posteriormente este projecto pode ser também utilizado como identificador em blogues ou sites de partilha de fotos e vídeos, podendo o utilizador registado introduzir nestes locais o seu balão informativo já criado.

O serviço informativo da Universidade de Aveiro diz que o site já se está a revelar um sucesso, ultrapassando as duas dezenas de registos.

Notícias Relacionadas:

2007-04-03 - Universidade de Aveiro adquire ilha no Second Life e prepara presença orientada para a educação

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.