São mais de mil militares da GNR que esta semana vão andar pelas escolas, desenvolvendo um total de 859 ações de sensibilização e formação sobre os perigos da Internet, uma iniciativa integrada no Dia da Internet mais segura que hoje se assinala em todo o mundo.

Os jovens são os principais destinatários desta formação, mas este ano a GNR vai também desenvolver ações de sensibilização junto de pais e educadores, que são chamados a exercer uma vigilância ativa e um controle informado sobre as atividades dos mais novos online, não só no computador mas também nos smartphones e tablets.

O objetivo é evitar comportamentos de risco, desde a partilha de informação pessoal e fotografias nas redes sociais, mas também aumentar a consciência sobre a necessidade de utilizar sistemas de proteção, como antivírus e antispyware.

Esta manhã decorre uma sessão inaugural na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte de Caparica, onde cerca de 400 alunos e pais vão assistir a uma aula sobre segurança online.

O estudo EU Kids Online mostra que os jovens entre os 11 e 16 anos têm mais probabilidade de ser expostos a mensagens de ódio, sites pró-anorexia, sites de auto-mutilação e ciberbullying do que acontecia em 2010.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.