A MyMonitor é uma nova plataforma desenvolvida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA) para monitorizar e melhorar a acessibilidade dos websites das entidades públicas.

A ferramenta destaca-se por usar o mesmo motor de avaliação do AccessMonitor, um validador que analisa  acessibilidade de páginas web com base em critérios como conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG). No entanto, enquanto o AccessMonitor se limita a avaliações pontuais e individuais de páginas, a MyMonitor permite analisar múltiplas páginas de um website em simultâneo, explica a AMA.

Esta capacidade adicional facilita a identificação das páginas que comprometem a acessibilidade geral do site, ajudando os gestores a definirem prioridades e a tomarem decisões mais estratégicas.

“É fundamental que todas as entidades, públicas e privadas, tenham presente que, para a transformação digital ser completa e efetiva, é necessário investir na digitalização dos serviços, mas também na melhoria da usabilidade e acessibilidade”, frisa Jorge Fernandes, do Núcleo de Experiência e Usabilidade da AMA.

Uma das funcionalidades apresentadas como mais inovadoras da plataforma é a chamada "mancha de acessibilidade", que representa visualmente o nível de acessibilidade das páginas analisadas, permitindo detetar rapidamente as páginas que fogem ao padrão e que necessitam de intervenção.

Os utilizadores têm, também, acesso a relatórios detalhados que incluem os resultados dos testes efetuados, a frequência de boas e más práticas encontradas, os elementos específicos afetados e as linhas de código onde ocorrem os problemas.

Atualmente, os relatórios podem ser descarregados individualmente para cada página, mas, no futuro, será possível exportar relatórios completos de um site inteiro, assegura a AMA.

A gestão ativa das avaliações é outra vantagem destacada, permitindo adicionar ou remover páginas monitorizadas e realizar novas análises após terem sido feitas melhorias.

A utilização da MyMonitor está reservada a responsáveis por websites ou profissionais previamente autorizados, que acedem à plataforma através de autenticação pelo Cartão de Cidadão ou pela Chave Móvel Digital, num processo gerido pela AMA. Cada utilizador terá acesso apenas aos sites para os quais foi previamente autorizado.

O sistema oferece várias opções para a importação das páginas a avaliar: inserção manual de URLs, carregamento de um ficheiro com os endereços das páginas, importação de um sitemap em formato XML ou transferência das páginas já analisadas pelo Observatório da Acessibilidade Web.