A Google anunciou ontem ao final do dia que o Android Market vai passar a designar-se Google Play. A plataforma integra a loja de aplicações, mas também o Google Music e a Google eBookstore. A alteração visa criar uma marca única, menos ligada às aplicações para smartphones, e mais capaz de promover o portefólio de conteúdos eletrónicos oferecido pela Google, que vai hoje das aplicações aos livros eletrónicos, passando pela música e pelos vídeos. Objetivo principal: posicionar-se melhor face à concorrência, uma concorrência que se faz de nomes como a Apple ou a Amazon.



"Algumas pessoas veem o símbolo do Android e pensam que se refere apenas à oferta de aplicações para smartphones", tinha já admitido Chris Yerga numa entrevista à Reuters, publicada no início da semana.



O Android Market foi lançado há três anos e começou de facto por ser uma plataforma para centralizar aplicações compatíveis com o sistema operativo móvel Android. Há um ano e meio a Google juntou-lhe mais propostas e surgiram as ofertas de música, vídeos e livros.



O Google Play conta com mais de 450 mil aplicações e jogos para Android, a maior seleção mundial de livros eletrónicos e espaço para guardar gratuitamente até 20 mil músicas, destaca a Google numa nota no blog onde explica a mudança. A explicação é dada em texto e em vídeo, que deixamos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira