O Estado vai passar a efectuar os anúncios públicos a partir da Internet, num portal que está a ser ultimado e que vai ser gerido pela Imprensa Nacional - Casa da Moeda, igualmente responsável pelo Diário da República Electrónico.

As directrizes do novo Portal dos Anúncios Públicos constam de um decreto-lei que o Governo está a preparar, onde se prevê também o abandono da obrigatoriedade de publicação dos anúncios da administração pública na imprensa, avança o jornal Público.

Melhorar o acesso e centralizar a informação, uniformizar e clarificar do regime de publicação de anúncios e reduzir custos são os motivos apontados pelo Governo para proceder a esta alteração, prevista no programa Simplex.

O crescimento da taxa de acesso à Internet e a ideia de que o número dos que o fazem é já superior ao universo de leitores da imprensa onde são publicados esses anúncios justificam a modificação, segundo o projecto de decreto-lei a que o Público teve acesso.

O futuro Portal dos Anúncios Públicos deverá permitir a consulta por anúncio, entidade, data e assunto, assim como a pesquisa em arquivo histórico.