A AOL vai lançar uma actualização ao seu software que incluirá novas funcionalidades de monitorização de spyware. O update ao AOL 9.0, que chega ao mercado norte-americano nas próximas semanas, está desenhado por forma a iniciar um scan automático ao computador em busca de spyware, uma semana após estar instalado.
Segundo o New York Times, que avança a noticia, o programa de localização de spyware reúne os resultados da pesquisa numa listagem que disponibiliza ao utilizador, dando-lhe a possibilidade de obter informação sobre cada um dos programas encontrados e, posteriormente, optar por ignorá-los ou agir.
Ao contrário de outras soluções, o software da AOL não permite a remoção de spyware - o que poderia criar problemas à utilização de programas associados de interesse para o utilizador - permitindo apenas a desactivação desses programas espiões.
Ainda segundo o jornal, as novas funcionalidades anti-spyware resultam de um acordo entre a AOL e uma pequena empresa de software da Califórnia, chamada Aluria Software e responsável pelo desenvolvimento da solução.
O programa anti-spyware dá ao utilizador várias hipóteses de configuração, embora a programação por defeito implique a "revista" a todos os ficheiros contidos no disco rígido, uma vez por semana.
O spyware é utilizado em vários modelos - cavalos de tróia, cookies, etc - por empresas e particulares com o objectivo de monitorizarem os passos dos utilizadores na Internet, utilizando a informação com fins comerciais ou outros.
Notícias Relacionadas:
2004-01-26 - Network Associates lança ferramenta de combate ao spyware
2003-02-13 - Spyware atinge um terço das empresas europeias
2002-01-04 - Programas de partilha de ficheiros contêm Cavalo de Tróia que vigia cibernautas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
App do dia
High Seas Hero desafia a sobreviver no alto mar -
Site do dia
Reviva os momentos de Game of Thrones num jogo de estratégia para browser -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários