Com o negócio de subscrição em declínio, a América Online(AOL) está a modernizar o seu programa de mensagens instantâneas, o AIM. Além de uma mudança no design de interface, o serviço ganha funcionalidades de webmail com 2 GBytes de armazenamento e maiores possibilidades para comunicação via vídeo e áudio.

Uma versão de teste (beta) da próxima geração do AIM, está disponível para download grátis a partir de hoje. Só depois de realizado o download, é que os utilizadores serão capazes de enviar e de receber correio a partir de qualquer browser.

Cada conta do novo webmail vem com 2 gigas de armazenamento e difere das principais contas da AOL, que guarda as mensagens novas durante 27 dias e as lidas durante uma semana. A diferença entre o serviço grátis e o tradicional, pago, vai estar bem anunciada: quando verificar o correio, aparece um anúncio a perguntar qual utiliza, promovendo o email pago.

Roy Ben-Yoseph, director de comunicação do AOL e produtos de cliente, disse que as ofertas do serviço de subscrição oferece muito mais do que um correio electrónico, oferece também a capacidade de restringir o acesso a crianças e compartilhar fotos online.

O novo programa permite a realização de chats multivoice, ou seja, a comunicação com mais de uma pessoa. Antes, o AIM só possibilitava as conversas de áudio entre duas pessoas.

A ferramenta é uma estratégia da AOL para ganhar mais utilizadores do Instant Messanging. Se tudo correr como pretende, as contas de IM deverão atingir 240 milhões até 2008. De acordo com o comScore Media Metrix, AIM é o serviço mais popular de IM nos Estados Unidos, com 21,7 milhões de utilizadores activos. O Yahoo tem 19,3 milhões e MSN 14,8 milhões.

Notícias Relacionadas:

2005-02-16 - Recurso a programas de instant messaging cresce entre internautas portugueses