O grupo financeiro Santander Central Hispano (SCH) e o conglomerado multimédia norte-americano AOL Time Warner decidiram terminar com o projecto AOL Avant, o serviço de Internet que ambas as empresas lançaram em conjunto com a Sol Meliá e o grupo Planeta no passado mês de Setembro, informou a publicação económica online Cinco Dias.



Fontes próximas do AOL Avant citadas por aquele órgão garantiram que "durante toda a semana negociou-se o abandono de ambas as empresas, tendo-se finalmente decidido que serão a Sol Meliá e Planeta que continuarão com o projecto, que passará a chamar-se de novo Prodígios", dado que este era o nome do portal controlado pelas duas companhias espanholas antes da entrada da AOL Time Warner.



Segundo as mesmas fontes, o SCH, a empresa que investiu mais capital no projecto, detendo 40 por cento das acções do serviço, só muito dificilmente conseguirá recuperar a quantia gasta nesta joint-venture, devido ao fracasso do portal no último ano. Pelo contrário, a AOL Time Warner, que detém outros 40 por cento, disponibilizou apenas a sua marca e tecnologia.



A verba inicialmente prevista para a criação do portal foi de 450 milhões de dólares (454 milhões de euros), ainda que não tenha sido revelado o montante investido até agora. Um porta-voz do SCH assegurou ontem à Cinco Dias que as proprietárias estavam a analisar várias opções, mas outras fontes afirmaram que as únicas opções são vender ou acabar com a companhia.



O grupo financeiro presidido por Emilio Botin tem vindo desde há alguns meses a desinvestir nos projectos alheios ao sector onde actua, em particular os que se referem às novas tecnologias.



Quer o SCH, como a AOL Time Warner admitiram que o modelo de negócio implantado em Espanha com o AOL Avant, que passava pelo aluguer de um terminar para ligação ao portal e que deveria reunir todos os serviços destinados às famílias, não funcionou. Este fracasso levou a que Juan Perea, presidente do portal, se tenha demitido há cerca de um mês e meio



Por outro lado, a Espanha foi até agora o único país em que a AOL Time Warner implementou este modelo de negócio. Nos outros países europeus onde está presente, é normal lançar um portal ao qual se pode aceder a partir de qualquer computador. Actualmente, o conglomerado multimédia está a ponderar investir em Espanha segundo o mesmo plano que tem cumprido nos outros mercados.



De acordo com as mesmas fontes próximas do AOL Avant citadas pela publicação online, o negócio da companhia não vai mal dado que, embora não tenha cumprido todos os objectivos anunciados aquando do seu lançamento - alugar 500 mil terminais antes do fim de 2001 -, o portal está a funcionar com uma "estrutura mínima desde Dezembro". A firma eliminou 60 postos de trabalho e vendeu algumas máquinas.


Notícias Relacionadas:

2000-10-25 - AOL entra em Espanha pela mão do Santander