Uma nova série de testes encomendados pela Comissão Europeia revelam que apenas duas de nove redes sociais testadas protegem devidamente os menores, oferecendo configurações predefinidas que tornem os perfis das crianças acessíveis apenas à lista de contactos por eles aprovada.

"As redes sociais podem fazer muito mais para proteger a privacidade dos menores", conclui o relatório divulgado hoje. O documento não deixa, no entanto, de notar que foram feitos progressos.

A maioria dos sites fornece agora informações sobre segurança adequadas aos mais novos, bem como orientações ou material educativo especificamente dedicados à idade dos utilizadores. E responde a pedidos de ajuda, constata o estudo.

De acordo com os números avançados, sete dos sites avaliados - entre os quais se incluem plataformas de blogues (Skyrock) e jogos (Xbox Live), de partilha de fotos e vídeos (YouTube, Dailymotion e Flickr), mundos virtuais (Habbo Hotel, Stardoll) e ainda serviços com funcionalidades de redes sociais (Windows Live) ou que permitem a criação de perfis pessoais e publicar artigos de blogues, fotos e atualizações (Yahoo! Pulse) - respondem a pedidos de ajuda das crianças e, na sua maioria, em menos de 24 horas.

Em todos os serviços era possível a qualquer pessoa enviar pedidos de amizade aos menores, mas serviços - como o Dailymotion e o Windows Live - garantem, por configuração predefinida, que os menores apenas possam ser contactos por aqueles que estão na sua lista de amigos, tanto por mensagens públicas como privadas.

O Habbo Hotel e o Xbox Live são os únicos que estão predefinidos para deixar que os perfis dos menores apenas estejam acessíveis para a lista de contactos por eles aprovada.

Se é um facto que todos os sites analisados já "fornecem uma versão mais curta e mais própria para crianças das suas condições de utilização ou de serviço", não deixa também de ser verdade que em seis deles os amigos dos amigos podem aceder diretamente aos perfis dos menores, sem precisar da sua autorização.

"Os jovens são utilizadores entusiastas das redes sociais e tiram delas grandes vantagens, mas muitas vezes não têm consciência dos riscos, entre os quais o de assédio. Essas redes precisam de assumir seriamente as suas responsabilidades para com estes jovens", realça a Vice-presidente da Comissão e responsável pela Agenda Digital, citada um comunicado de imprensa.

Neelie Kroes acrescentou ser sua intenção "abordar estas questões ainda no decurso do corrente ano", através de uma "estratégia global" e de "uma combinação de medidas" que protejam as crianças e "lhes deem melhores ferramentas de autonomia".

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.