Fazer uma recomendação profissional de alguém que se conhece é uma possibilidade que o LinkedIn já oferece, mas Nuno Rodrigues e Paulo Silva achavam o mecanismo pouco prático. Decidiram por mãos à obra e criaram o Top 3 Skills.



"A ideia surgiu de uma necessidade que sentimos ao usar o LinkedIn e o seu sistema de recomendações. Pareceu-nos que este sistema não é tão usado quanto isso e, de acordo com conversas que tivemos, parece que a razão principal é mesmo o facto de as pessoas não quererem perder o seu tempo a escrever longas recomendações", explica ao TeK Nuno Rodrigues.



O Top 3 Skills quer simplificar o processo e ao mesmo tempo tornar o resultado visualmente apelativo. Assim, propõe que a recomendação de um amigo ou colega se faça apenas pela eleição das suas três características/competências mais marcantes.



"Basicamente isto implica demorar 30 segundos a descrever/recomendar cada um dos nossos colegas", continua Nuno Rodrigues, que acredita no potencial de sucesso do serviço pela sua simplicidade e aspeto social.



Para quem já utiliza o LinkedIn o registo na plataforma é simples. Entrando no serviço, o utilizador tem de fazer um registo que exige email e nome de utilizador. Processo concluído, é conduzido à página onde tem acesso às principais funcionalidades do serviço, onde se incluem estatísticas, gráficos e atalhos para fazer recomendações aos contactos da rede ou pedir que o recomendem.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No futuro Nuno Rodrigues e Paulo Silva, que confessam ter ido buscar alguma inspiração ao serviço threewords.me, antecipam vários caminhos de desenvolvimento para o Top 3 Skills. As ideias fluem sobretudo em torno de como dar utilidade à informação recolhida.



"Achamos que irá emergir bastante informação interessante, desde comparar as cidades com maior predominância da característica X (será que no Porto teremos mais pessoas com conhecimentos em PHP que em Lisboa?), até dados mais úteis a recrutadores", antecipa Nuno Rodrigues.



Os técnicos receberam entretanto alguns contactos para possíveis parcerias, que estão ainda em fase de análise. Uma das propostas visa a integração do Top 3 Skills com a plataforma profissional mais usada em França, confessa Nuno Rodrigues, adiantando ainda que o serviço - na versão LinkedIn - já contabiliza alguns milhares de registos.



Nuno Rodrigues já desenvolveu outras aplicações, como o InnerDinner que o TeK destacou no início deste ano.

[caption]Nome da imagem[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]




Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.