O grande vencedor da final europeia do concurso de aplicações para telemóvel promovido pela Vodafone é um português. Chama-se Pedro Campos e é responsável pelo desenvolvimento da FlickrShow, uma aplicação para aceder ao serviço de partilha de fotografiasFlickr a partir do telefone.

Com a vitória na final do App Star, o programador de 26 anos, acrescenta mais 75 mil euros ao prémio que tinha ganho na final portuguesa, num total de 100 mil euros arrecadados nas duas fases da competição.

A aplicação criada pelo português foi escolhida pelo público, numa votação que decorreu até 21 de Maio e levava a concurso as soluções finalistas de oito países: Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Holanda, Espanha, Portugal e Reino Unido.

A FlickrShow permite a pesquisa e visualização de imagens alojadas no Flickr através do telemóvel, "com recurso a critérios de busca como palavras-chave, nome de utilizador, cores predominantes e localização" (detectada através do GPS do telemóvel), explica a Vodafone, em comunicado.

A aplicação está a ser disponibilizada ao público de forma gratuita, através da loja de aplicações Vodafone 360, podendo ser descarregada directamente a partir do telefone ou no site do serviço.

O concurso App Star faz parte de uma estratégia de incentivo à participação da comunidade de programadores independentes no desenvolvimento de aplicações para o serviço Vodafone 360, no âmbito do qual foram foi já atribuído um total de meio milhão de euros em prémios, avança a operadora.