A Apple anunciou que a sua loja de aplicações para o iPhone acumula já mais de três mil milhões de downloads. O modelo que a Apple desenhou para a loja de aplicações foi pioneiro e entretanto seguido por vários concorrentes, tornando-se quase um "padrão" na indústria.

A loja que permite aceder a aplicações gratuitas e pagas para o iPhone e iPod Touch está acessível em 77 países e disponibiliza 20 categorias de aplicações, mantendo-se a plataforma mais popular para os programadores que têm dado preferência a este mercado de software.

De sublinhar que a barreira dos três mil milhões de aplicações descarregadas foi atingida em menos de 18 meses. "Três mil milhões de aplicações descarregadas em menos de 18 meses - isto é realmente algo que nunca vimos", disse Steve Jobs, CEO da Apple, citado num comunicado que anuncia os novos números.

O anúncio é feito um dia depois de surgirem novos rumores relativamente ao lançamento pela dona do iPhone de um Tablet PC. Muitas vezes alvo de rumores o equipamento é agora dado como certo. De acordo com o The Wall Street Journal será anunciado este mês e posto à venda a partir de Março. Terá um ecrã de 10 a 11 polegadas com uma superfície táctil.