O iTunes estende a partir de hoje a Portugal a possibilidade de alugar e comprar filmes, um serviço que até agora não estava acessível no mercado português.



A funcionalidade de aluguer e compra já está ativa e a oferta cobre mais de 10 mil filmes, incluindo 3000 em alta definição. Navegando na área de filmes do serviço a maioria dos títulos disponíveis para compra podem ser adquiridos por 9,90 euros (embora este não seja o único preço, há mais caros e mais baratos). Há uma secção dedicada a filmes abaixo dos 8 euros.



Na modalidade de aluguer, que em alguns filmes é a única hipótese, e para os títulos mais recentes, os preços partem de 3,99 euros (4,99 euros na versão em alta definição). Nos títulos mais antigos os preços começam nos 2,99 euros. Os filmes alugados estão disponíveis para visualização durante 30 dias. Contudo, a partir do momento em que o utilizador começa a ver o conteúdo tem de acabar em 48 horas.



Rio, Insider Job, Red Riding Hood, XMan: First Class são alguns dos títulos recentes em destaque no serviço.



Podem ter acesso à oferta de filmes da Apple, os utilizadores do iPhone, iPad e iPod Touch.



Vale a pena lembrar que o aluguer e compra de filmes através do YouTube chegou à Europa em junho de 2008, alguns meses depois da estreia nos Estados Unidos, que teve lugar no início do mesmo ano.



O Reino Unido foi o primeiro país a ter acesso à possibilidade, em simultâneo com o Canadá e numa altura em qeu a loja tinha apenas 700 títulos disponíveis.



Os preços eram semelhantes aos atuais. Os valores em euros (convertidos à taxa da altura variavam entre os 8,8 e 13,8 euros para a compra e 3,15 euros e os 4,40 para o aluguer.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico