A Apple atualizou a informação na página de estado do sistema para assegurar que todos os serviços da empresa já foram repostos e estão agora a funcionar normalmente. Vários serviços da empresa, num total de 11, deixaram de funcionar ou começaram a funcionar com problemas na segunda-feira e, pelo menos em algumas geografias, as falhas voltaram na terça-feira.

A empresa conseguiu resolver as falhas ainda na segunda-feira, mas na terça-feira à tarde em alguns países, como nos Estados Unidos, voltaram a ser relatadas falhas, que terão sido resolvidas em poucas horas e até ao início da noite, de acordo com a informação publicada no site onde a Apple reporta o estado de funcionamento dos seus serviços e aplicações.

A mesma página, na versão local para Portugal, não dá conta de novos problemas na terça-feira e indica que todas as falhas verificadas na segunda-feira à tarde, que afetaram serviços para Mac e para iPhone, ficaram resolvidas no mesmo dia.

Presidente dos Estados Unidos alerta para ciberataques iminentes a empresas norte americanas
Presidente dos Estados Unidos alerta para ciberataques iminentes a empresas norte americanas
Ver artigo

As novas falhas detetadas na terça-feira, pelo menos nos Estados Unidos, além da App Store, afetaram a Mac App Store, Apple Music, Podcasts, Apple Card, Apple Books, iCloud Web Apps e Weather, de acordo com os dados disponíveis na página da Apple.

A Apple ainda não avançou detalhes sobre o problema e aquilo que o terá motivado. Na segunda-feira a Bloomberg avançava que a informação dada aos colaboradores sobre o assunto apontava para problemas no Sistema de Nomes de Domínio.

O DNS é uma espécie de agenda de contactos da internet onde está registada a correspondência de cada nome de domínio, aquele que digitamos na barra de endereços de qualquer site, com o respetivo endereço IP. Ambos têm de ser postos em sintonia quando queremos usar um serviço online, para que o pedido de ligação ao servidor que fornece esse serviço possa ser atendido.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.