A Apple decidiu comemorar o décimo aniversário do Apple Pay com o lançamento de novidades, algumas dadas a conhecer durante o mais recente evento anual da marca da maçã, como a compatibilidade com browsers de terceiros.

Os utilizadores que têm instalado o iOS 18 ou o iPadOS 18 nos seus dispositivos vão poder usar o serviço de pagamentos em navegadores de terceiros, tanto através do seu iPhone ou iPad como do computador. Nestes últimos, para concluir um pagamento, será necessário ler um código QR com o iPhone ou com o iPad.

Donos de iPhone são mais fiéis e trocam menos de smartphone do que os de Android
Donos de iPhone são mais fiéis e trocam menos de smartphone do que os de Android
Ver artigo

Já num comunicado comemorativo do aniversário, Jennifer Bailey, vice-presidente do Apple Pay e Apple Wallet, anuncia a novidade “Tap to Provision”, que simplifica o processo de adicionar cartões à Apple Wallet. Com esta função, basta encostar um cartão compatível com NFC à parte traseira do iPhone. Caso seja necessário, poderá ser pedido o código de segurança do cartão.

Tanto no caso dos browsers como da Wallet, as novas funcionalidades não ficam disponíveis em todos os mercados de imediato, ressalva a Apple.

E depois de ter descontinuado o seu sistema de pagamento a crédito próprio Apple Pay Later, a marca da maçã anuncia que vai avançar agora com o alargamento dos serviços “compre agora, pague depois” a mais parcerias e modalidades compatíveis.

Veja o pequeno vídeo comemorativo

No post comemorativo, Jennifer Bailey reflete sobre a trajetória do serviço desde o seu lançamento, em outubro de 2004, atualmente disponível em 78 países e suportado por mais de 11 mil bancos.

Citando dados de um estudo conduzido pela Morning Consult, a responsável refere que 90% dos utilizadores apontaram a facilidade de uso como uma das razões para adotarem o serviço no seu quotidiano. Outros 88% destacaram a privacidade da ferramenta, e 87% sublinharam a segurança das transações.