A Apple está a analisar a possibilidade de desenvolver um novo modelo a partir do qual os utilizadores podem passar a ter livre acesso à música disponível no iTunes em troca de uma taxa extra paga no acto da compra de um iPod ou iPhone.



De acordo com o jornal Financial Times, a fabricante está a negociar com as grandes companhias discográficas a nova estratégia de negócio. O serviço passaria a ser semelhante ao Comes with Music, oferecido pela Nokia graças a um acordo estabelecido com a Universal Music em Dezembro passado.



Para a nova oferta ter efeito será necessário que a indústria musical aprove o sistema e o encare como um estímulo depois do decréscimo continuado na venda de CDs.



Apesar de não comentar a notícia avançada pela publicação no jornal norte-americano, uma fonte próxima da Apple referiu que um estudo de mercado apurou que os consumidores estão dispostos a pagar até mais 100 dólares por cada dispositivo se isso lhes garantisse o acesso livre e definitivo ao iTunes. Uma alternativa que é do agrado dos utilizadores é o pagamento de uma mensalidade de entre 7 a 8 dólares pelas mesmas condições.



Mesmo assim, esta estratégia pode não vir a ser bem aceite no mercado tendo em conta o preço dos dispositivos em questão e as taxas que já são cobradas em alguns países na hora da compra dos mesmos. Contudo, acaba por ser mais um esforço da empresa para se aproximar das necessidades dos utilizadores, isto depois de já ter lançado uma alternativa à oferta do iTunes ao disponibilizar conteúdos livres de DRM para maior compatibilidade entre os ficheiros vendidos e os equipamentos onde os utilizadores pretendem ouvir as músicas.



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