Black Friday, CyberMonday e Natal são três das celebrações que se aproximam e que vão fazer da Amazon uma “mina de dinheiro”. E antes destas celebrações, já a 29 de outubro, a Apple TV e o Google Chromecast vão deixar de ser vendidos pela gigante do comércio eletrónico.

Numa mensagem enviada aos vendedores parceiros, a Amazon diz que por não haver total compatibilidade destes dispositivos multimédia com o serviço Amazon Prime Video, os mesmos serão retirados da loja online.

As consolas de videojogos e outros leitores multimédia concorrentes, como a Roku TV, vão continuar a ser vendidos por não apresentarem problemas na reprodução dos conteúdos através do serviço proprietário da Amazon.

O debate já existe nos meios de comunicação: está a Amazon apenas a proteger a qualidade do seu serviço?; ou estará a empresa de Jeff Bezos a arrumar a concorrência numa altura em que se aproximam as grandes vendas?

A Google e a Apple ainda não comentaram a situação. Apesar da proibição, o Google Chromecast pode continuar a ser comprado na loja online própria enquanto a Apple TV também pode ser adquirida no site da marca da maçã.

Em entrevista à Bloomberg a gestora de uma loja online, Barbara Kraus, considera que a decisão pode acabar por ter um efeito negativo para os parceiros da Amazon pois deixam de poder vender alguns dos dispositivos mais procurados do mercado.

“Enquanto retalhista, quero dar às pessoas razões para voltarem até mim. Quando eu retiro as marcas que mais vendem, eu também lhes retiro essas razões”, salientou.