A ferramenta já estava disponível na seção Labs do Gmail, onde se encontram as funcionalidades mais experimentais da tecnológica, desde 2009. Agora passa oficialmente a fazer parte das principais ferramentas do Gmail.

A Google anunciou esta segunda-feira que a opção que permite aos utilizadores anular o envio de um email após 5, 10, 20 ou 30 segundos após o envio – na verdade, é retardado o envio pois a mensagem não chega de facto a ser enviada.

A funcionalidade chegará a todos os utilizadores dentro das próximas duas semanas. Siga os seguintes passos e aprenda a ativar esta funcionalidade na sua conta:

- Vá às definições na sua conta do Gmail
- No menu que lhe aparece escolha novamente a opção das Definições
- No primeiro separador aparecerá a opção Anular “Enviar”. Basta clicar na caixa para ativar a funcionalidade e escolher os segundos para a cancelação do serviço
- Por fim, basta guardar as alterações efetuadas

Agora sempre que enviar um email vai surgir uma opção no topo da página que lhe permite recuperar a mensagem acabada de enviar.

De destacar que esta opção não está disponível para dispositivos móveis. Em alternativa, é apresentada uma mensagem de confirmação de envio antes de a ação ser tomada.

O Gmail é um dos serviços de email com mais utilizadores ativos no mundo. Na conferência de programadores da Google, em maio, a tecnológica revelou que no total já são mais de 900 milhões.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.