
(Corrigida) A Portugal Telecom deu hoje início à sua mais recente aposta, o SAPO Kids. A plataforma foi concebida a pensar nos mais pequenos e destaca-se por agregar num único ponto diversos conteúdos de várias áreas de interesse, todos estruturados de forma simples e intuitiva para melhor compreensão das crianças.
O SAPO Kids está dividido nas secções Área Escola, Filmes e TV, Vídeos, Jogos, Música, Pesquisa, Desporto, Notícias, Descobrir e Fun. Em qualquer uma destas áreas o SAPO conta com o trabalho de parceiros que contribuem com conteúdos educativos, de entretenimento e multimédia.
Entre as alianças necessárias ao desenvolvimento do canal destaca-se a parceria estabelecida pela PT com a Escola da Malta e com a Escola Virtual do Grupo Porto Editora para a área do site dedicada à educação. Na prática, esta última colaboração permite o acesso gratuito a 64 aulas virtuais, a um dicionário e à Infopédia.
A mesma secção conta ainda com conteúdos pedagógicos, em áreas como o SOS Criança ou História do Dia, onde são colocados conteúdos fornecidos em parte pela APENA - Associação de Profissionais de Educação do Norte Alentejo - que diariamente contribui com um conto para a área História do Dia. Já a área de jogos conta com a parceria do site Miniclip.
No SAPO Kids são ainda agregadas plataformas de email e instant messaging. Em ambos os casos foi adicionado um filtro de controlo parental - que entra em funcionamento em Fevereiro - que permite que os pais e educadores escolham os contactos com quem os filhos podem trocar mensagens.
Na apresentação da plataforma, Zeinal Bava, presidente executivo da PT, explicava que esta é mais uma aposta da empresa na formação dos jovens. Segundo o responsável, o SAPO Kids "marca o rejuvenescimento da marca SAPO […] e dá seguimento aos esforços já feitos pela empresa", frisou referindo-se aos programas e-Escolas e e-Escolinhas. Foi, aliás, com base na promoção da utilização de computadores junto dos mais novos, que surgiu a ideia de "desenvolver conteúdos aos quais as crianças podem aceder através das plataformas entretanto distribuídas".
"From Scratch with Scratch"
A principal novidade do SAPO Kids é a integração do Scratch, uma plataforma de programação para crianças desenvolvida pelo Massachusetts Institute of Technology e já testada com resultados positivos na Escola 2+3 de Azeitão.
A aplicação é gratuita e está pela primeira vez disponível num portal nacional através da parceria com o SAPO. Isto porque, até aqui a plataforma estava apenas disponível no site oficial do M.I.T. - em diversas línguas incluindo o português.
Agora, através da aliança com a PT, a aplicação está disponível inteiramente em português e acessível a partir do SAPO Kids. A optimização da plataforma já foi pensada para acessos a partir de várias plataformas, incluindo no Magalhães que por ter um ecrã pequeno obrigou à redefinição da interface do Scratch.
Para breve, fica a promessa de tornar possível o acesso à ferramenta de programação a partir do SAPO Mobile e do Meo, prometeu Zeinal Bava sem avançar a data possível para o lançamento destas versões.
Nota de Redacção
A notícia foi corrigida depois de serem apurados junto dos parceiros da PT e do SAPO Kids alguns dados referentes aos conteúdos disponibilizados na plataforma.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários