A Microsoft e a Yahoo anunciaram hoje ter recebido autorização por parte da Comissão Europeia e do Departamento de Justiça norte-americano para celebração do acordo para partilha de tecnologia de pesquisa e receitas de publicidade online.

O acordo - que visa combater a hegemonia da Google - foi anunciado em Julho e prevê que, ao longo dos próximos 10 anos, a Yahoo faça uso da tecnologia de pesquisa da Microsoft (suportada no Bing) e, em contrapartida, fique responsável pela venda da publicidade associada à pesquisa.

De acordo com a informação veiculada pela imprensa internacional, os motores de busca das empresas mantêm a sua imagem de marca, mas o Yahoo passará a apresentar a mensagem "powered by Bing" junto aos resultados de pesquisa.

Nos termos desta parceria, a Microsoft entregará à Yahoo 88 por cento das receitas de publicidade resultantes das pesquisas efectuadas em sites da Yahoo.

As empresas adiantaram ainda que vão começar a implementar a parceria "durante os próximos dias" e que esperam ter terminado o processo até ao final de 2010, nos EUA, e no final de 2012, no resto do mundo. Anteriormente tinham já referido que os utilizadores nos Estados Unidos iriam começar a ver alterações decorrentes do acordo cerca de três meses após a sua aprovação pelas entidades que regulam o mercado.

Num comunicado oficial, a Comissão Europeia afirma que não são esperados efeitos negativos para a livre concorrência decorrentes do acordo, até porque as quotas de mercado combinadas das duas empresas na publicidade online situam-se normalmente abaixo dos 10 por cento, quando a da Google ultrapassa geralmente os 90 por cento.