A Associated Press anunciou uma parceria com a Technorati através da qual a empresa que gere um motor de busca de blogs irá efectuar pesquisas nas páginas pessoais que citem notícias da agência noticiosa.



Após a busca são criados links, que a AP publica juntamente com a notícia original em cerca de 440 web sites pertencentes ao AP Hosted News. Para além dos links, será criada uma caixa de informação onde constam os cinco blogs mais visitados, uma zona que irá denominar-se Top Five Most Blogged About AP Stories.



Todos os leitores que cliquem nos links em questão serão enviados para uma página partilhada pela Technorati e a AP, onde aparecem listados todos os blogs cujos posts incluam informação relevante sobre o assunto tratado na notícia.



De acordo com a notícia da AP, as receitas deste projecto serão divididas pelas duas empresas, embora Kirstie Bourval, responsável pela área de notícias online da agência noticiosa, refira que os lucros esperados não deverão atingir "muito mais do que os necessários para cobrir os gastos do projecto".



No âmbito de um outro acordo, a Associated Press irá assistir o motor de busca Topix.net, controlado por três grupos de media - a Gannett, Knight Ridder e o Tribune - no envio dos leitores directamente para os sites dos jornais, propriedade desses grupos, sempre que estes sirvam de fonte a notícias publicadas pela AP.



Recorde-se que a Technorati já disponibiliza serviços semelhantes a outras publicações, nomeadamente ao Washington Post e à Newsweek.
De acordo com a organização, a cada segundo é criado um novo blog que se junta aos já 40,7 milhões existentes, o que torna a iniciativa da AP uma tentativa para facilitar o acesso à informação.



Notícias Relacionadas:

2005-08-03 - Internautas criam 80 mil blogs por dia