A Sonae MC, dona dos hipermercados Continente, foi alvo de um ataque informático durante esta madrugada, que comprometeu as comunicações em alguns dos seus websites comerciais, assim como serviços em loja.

A empresa já tinha dado a conhecer que as suas equipas estavam a trabalhar para averiguar a situação e repor o normal funcionamento da atividade. Agora, a Sonae MC confirma que os dados dos clientes não foram comprometidos.

Como avança a SIC Notícias, a empresa confirma em comunicado que “no que se refere ao Continente Pay, o Continente não tem qualquer acesso a dados bancários dos clientes. Essa informação é do domínio único e exclusivo da entidade financeira”.

Ainda não é possível fazer compras online através do website do Continente. Embora seja possível aceder ao site, o mesmo apresenta uma mensagem a indicar que não é possível usar a loja, porque o serviço está em manutenção.

Sonae | Ataque informático
Website do Continente.

O website da Sonae também continua indisponível. Por outro lado, os hiper e supermercados da Sonae MC estão abertos, embora não seja possível pedir fatura nem usar o cartão Continente. Para já, ainda não se conhece que tipo de ataque informático afetou os sistemas da empresa e quem estará por trás do mesmo.

Recorde-se que, desde o início de 2022, que várias empresas e entidades portuguesas foram vítimas de ataques informáticos.

O ataque à Impresa, dona da SIC e do Expresso, aconteceu logo nos primeiros dias do ano e provocou danos extensos nos arquivos de informação das empresas. Já em fevereiro, a Vodafone também foi alvo de um ataque informático, que teve um forte impacto no funcionamento dos serviços da empresa.

Apenas o ataque à Impresa foi reivindicado pelo Lapsus$ Group, porém, os hackers já fizeram declarações acerca do ataque à Vodafone. Em fevereiro, o grupo perguntou no seu canal do Telegram quais eram os dados devia divulgar primeiro: os da Impresa, da Vodafone ou da T-Mobile, também alvo de um ataque.

Recentemente, investigadores de cibersegurança revelaram que podem ter encontrado o líder do grupo de piratas informáticos, que suspeitam ser um jovem britânico de 16 anos. Foram também identificadas mais sete contas associadas ao Lapsus$ Group, sendo uma delas de um outro adolescente no Brasil.

Na semana passada, a polícia de Londres deteve um conjunto de adolescentes suspeitos de envolvimento com o grupo de hackers. De acordo com a polícia londrina, as autoridades estão a levar a cabo uma investigação aos membros do grupo de hackers. Sete pessoas com idades entre os 16 e os 21 anos foram detidas, e mais tarde libertadas, mantendo-se sob investigação.