O site é um fórum e um repositório usado em todo o mundo por programadores, que já admitiu estar perante o ataque de negação de serviço mais relevante da sua história.



As primeiras investigações indiciam que o ataque pode ter origem na China, levantando suspeitas de que possa ser uma tentativa das autoridades locais para bloquear o acesso dos chineses a sites ocidentais que permitem contornar a censura feita pelo Governo, adianta esta segunda-feira a imprensa norte-americana.



O ataque ao Github está em marcha desde quinta-feira, dia em que o site começou a registar um volume anormal de tráfego. Os responsáveis da plataforma identificaram que estavam a ser vítimas de um ataque e que aí estavam envolvidas "novas técnicas muito sofisticadas e que usam browsers insuspeitos para invadir o github.com com grandes quantidades de tráfego".



"Acreditamos que a intenção do ataque é convencer-nos a remover um tipo específico de conteúdos", adianta a empresa na mesma nota. O Github integra cópias de sites banidos na China, onde se inclui o Greatfire.org, um site que fornece informação sobre como contornar a censura do governo chinês na Internet e que pode ser uma das grandes motivações do ataque.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico