O sistema de emails do FBI foi hackeado durante o último fim-de-semana, enviando centenas de milhares de mensagens de spam que alertavam os utilizadores para a suposta possibilidade de terem sido vítimas de uma fuga de dados.

Numa nota à imprensa, a agência do governo dos Estados Unidos confirma que as mensagens enviadas eram falsas. Numa atualização posterior, o FBI clarifica que uma “má configuração de software” permitiu acesso temporário por parte de um atacante ao Law Enforcement Enterprise Portal (LEEP), a infraestrutura usada pela agência para comunicar com autoridades e parceiros.

“Embora o email ilegítimo tenha originado de um servidor operado pelo FBI”, o servidor afetado “era dedicado a enviar notificações para o LEEP e não fazia parte do serviço de email corporativo do FBI”, avança a agência, acrescentando que não foram comprometidos dados, que a vulnerabilidade de software foi corrigida e que a integridade das redes foi confirmada.

De acordo com a Spamhouse, uma organização internacional que monitoriza casos de spam e ameaças associadas, o incidente terá sido parte de uma campanha para manchar a reputação de Vinny Troia, especialista de cibersegurança da NightLion Security, que, nos emails falsos é apresentado como um cibercriminoso associado ao grupo The Dark Overlord.

Em resposta à situação, Vinny Troia aponta para um utilizador do Twitter que toma o nome Pompompurin, indicando em declarações ao website Bleeping Computer que já aconteceram incidentes semelhantes no passado.  Uma investigação de Brian Krebs, jornalista especializado em cibersegurança, aponta para o mesmo indivíduo que lhe terá indicado que o incidente que causou teve como objetivo expor as vulnerabilidades do sistema de emails do FBI.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.