Uma mulher morreu no Hospital Universitário de Düsseldorf, na Alemanha, na sequência de um ataque informático por ransomware. Esta pode ser a primeira morte associada a um ciberataque, apesar do Wannacry ter visado também várias instituições ligadas à saúde, com grande impacto no sistema hospitalar do Reino Unido.

O ataque em questão na Alemanha impediu o hospital de admitir pacientes nas urgências. Por conta disso, a vítima foi reencaminhada para um outro estabelecimento de saúde, a cerca de 32 km de distância, segundo avança a Associated Press.

FBI captura hacker russo que tinha planos para atacar os sistemas da Tesla com ransomware
FBI captura hacker russo que tinha planos para atacar os sistemas da Tesla com ransomware
Ver artigo

Escreve a RTL que o ataque informático tinha outro alvo, pelo que terá afetado os sistemas do hospital acidentalmente. A mensagem de resgate seguiu endereçada a uma universidade das redondezas. O ataque foi suspenso pelos próprios perpetradores depois de as autoridades terem comunicado que este teria encerrado os serviços de urgência de um hospital.

Os estabelecimentos de saúde são dos maiores alvos de ataques informáticos e essa foi também uma das preocupações da Europol relacionadas com a COVID-19. Os especialistas alertam há vários anos que a maioria não está sequer preparada para lidar com as consequências de um potencial ataque. Neste segmento, os ataques são, regra geral, direcionados a aparelhos de saúde que estão ligados à internet. A desabilitação destas máquinas pode impedir tratamentos, pelo que há maior tendência por parte das vítimas para concretizar o pagamento exigido.

Um estudo de 2019 sugere que a taxa de mortalidade de um hospital tende a aumentar cinco anos depois de um ataque informático. Isto porque é necessário canalizar recursos para atualizações de software e proteções informáticas adicionais, o que pode deixar alguns sectores sem investimento.

As autoridades alemãs estão ainda a investigar a morte desta paciente. Caso a transferência seja identificada como tendo sido fulcral para a morte da paciente, o ciberataque poderá ser tratado pela justiça como homicídio.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.