Está a decorrer um passatempo no Facebook, alegadamente promovido pelo Pingo Doce, que desafia os utilizadores a adivinhar quantos patos estão numa imagem. São prometidos aos primeiros 700 utilizadores a responder corretamente um voucher da cadeia de supermercados no valor de 1.000 euros, prometendo um contacto a cada vencedor. Mas atenção que se trata de uma burla, alerta a Cidadãos pela Cibersegurança, que refere ter denunciado a campanha ao Pingo Doce e Facebook.

Pingo Doce burla

A imagem utilizada dos patos para o desafio é uma adaptação de um desafio viral da internet e que está a ser utilizado para angariar participantes. O desafio é semelhante à burla do passatempo do Jardim Zoológico de Lisboa e foi lançado recentemente, estando ainda no início.

Na publicação desta notícia, a campanha já conta com mais de 100 cometários e 160 partilhas. Praticamente todos os comentários a responder ao desafio. O SAPO TEK respondeu ao desafio e segundos depois recebeu uma mensagem em privada a dizer que foi um dos selecionados com direito a um prémio e a seguir as instruções, incluindo a partilha do passatempo com cinco grupos do Facebook, convidando a clicar num link a dizer “Concluído”. E será neste link que estará a burla de phishing e angariação de dados pessoais e bancários.

De notar que a página falsa tenta replicar a conta oficial do Pingo Doce, mas com algumas diferenças notórias. Em primeiro, a página verdadeira tem o símbolo de verificação azul do Facebook e na sua descrição diz que é uma empresa de retalho. Basta ver o feed, o número de seguidores e as fotos para perceber que se trata da real. Já a conta falsa tem um lettering a itálico com ponto final no nome (Pingo Doce.), além de referir que se trata de uma Agência de publicidade, com pouco mais de uma dezena de seguidores. E no seu feed não tem nenhumas publicações.

Veja na galeria imagens da burla do Pingo Doce

A Cidadãos pela Cibersegurança refere que os primeiros perfis que partilharam a campanha inicialmente em diversos grupos do Facebook em Portugal têm origem num grupo indonésio, referindo que foram denunciados à Meta.

E realmente na mensagem que o SAPO TEK recebeu estava a expressão no perfil: “menanggapi komentar yang Anda buat di Halamannya. Lihat komentar.” O Google Tradutor detetou a língua indonésia e traduziu para: “responder aos comentários que você faz na página deles”.

Segundo um porta-voz da Jerónimo Martins, contactado pelo SAPO TEK, "Sempre que detetamos estas páginas falsas, reportamos a situação à Meta/ Facebook para que sejam identificadas como fraude e, consecutivamente, apagadas." Acrescenta que em paralelo, "periodicamente comunicamos publicamente, nas nossas redes sociais, que estas páginas falsas andam a circular, reforçando que toda a comunicação do Pingo Doce é feita através dos canais oficiais da marca, como o site e as páginas verificadas no Facebook, TikTok e Instagram. Reforçamos o alerta para que ignorem qualquer anúncio ou campanha que não sejam divulgados nestes meios mencionados".

Nota de redação: Acrescentada a declaração da Jerónimo Martins sobre o caso. Última atualização 18h21.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.