Desde o dia 16 de abril que decorre um concurso no Facebook para a oferta de bilhetes para o Jardim Zoológico de Lisboa. Se já tropeçou na mensagem deverá ignorá-la porque é falsa, tratando-se de uma burla. O Zoo Lisboa já emitiu um comunicado de alerta sobre a burla do passatempo, referindo que a conta em questão do Facebook é falsa e que não deve partilhar os seus dados ou proceder ao envio de dinheiro. Acrescenta que apenas realiza passatempos através do website oficial ou no Instagram. Até porque o Zoo Lisboa não tem página oficial no Facebook.

O objetivo do passatempo da página falsa do Zoo Lisboa no Facebook é receber o pagamento dos utilizadores. Para participar, apenas têm de responder uma mensagem com o comentário “Feliz Aniversário”, habilitando-se a ganhar um cartão-presente com quatro bilhetes para o jardim zoológico a 10 vencedores.

Segundo avança a SIC Notícias, entre os dias 23 e 24 de abril os participantes receberam uma mensagem no Messenger com a informação de que ganharam o passatempo, com o pedido de dados do cartão para serem cobrados 2 euros para portes de envio dos bilhetes.

Até à data de publicação desta notícia, a página falsa em questão ainda está ativa e mais de 18 mil utilizadores responderam à imagem. E apesar dos comentários mais recentes serem utilizadores a reportar a burla, vários outros continuam a participar, com a mensagem pedida na imagem.

Como explicou ao SAPO TEK Rui Martins, da Iniciativa Cidadãos pela Cibersegurança (CpC), a denúncia do caso já foi feita à Meta, mas o passatempo falso continua ativo, possivelmente enganando os menos atentos, por ser bastante credível. Rui Martins refere que o passatempo gerou um grande alcance, apontando uma média de 2% de pessoas que eventualmente possam ter sido efetivamente burladas.

“A página está bem-feita e a imagem do passatempo é credível, mas a comunicação não é perfeita”, refere o representante da CpC. Em primeiro lugar, o facto de a página apresentar como contacto de email uma conta do Gmail é de desconfiar. Existem pequenos erros na mensagem fruto da tradução como “ganhadores” do passatempo. E outros posts recentes da página, criados convenientemente nos dias que antecedem o início do passatempo, mostram também textos gerados em traduções automáticas.

Mas o alerta tem obviamente que ser apontado ao facto de que a morada que aparece nos contactos ter a palavra Portugal em cirílico “Португалия”, levando a crer que a campanha tenha sido alegadamente feita por hackers russos.

Burla Zoo

Segundo a CpC, a página utilizada como base de criação do perfil do Zoo Lisboa no Facebook é de uma utilizadora do Paraguai, com o nome Liz Gonzales, tendo alterado o nome para a instituição portuguesa a 13 de abril, poucos dias antes do início da campanha fraudulenta.

Burla Zoo
Créditos: CpC

Apesar de ser possível reportar o passatempo à Meta, denunciar a própria página parece não ser tão simples. “Quando se reporta a página por crime esta bloqueia, o que é um erro gravíssimo e por isso é que provavelmente a página ainda esteja ativa”. A CpC diz que a página continua a apresentar anúncios, “isto significa que a Meta tem dados de quem usa o cartão de crédito associado à campanha e pode assim identificar os burlões”. Refere ainda que a Google não permite reportar o uso fraudulento de uma conta de Gmail sem uma sentença judicial. “O Facebook e a Google também falham redondamente na proteção dos seus utilizadores contra este tipo de burlões”, refere na sua página.