Na release 3.5, a solução que permite tornar indecifrável o código das aplicações protegendo-o de ataques, introduz algumas novidades. A mais relevante é o facto de passar a permitir que as aplicações se defendam elas próprias de tentativas de adulteração do código. O mecanismo assegura que a aplicação suspenda a execução sempre que deteta uma ameaça, protegendo a integridade e os dados do utilizador lá guardados.


Como explicou ao TeK Pedro Fortuna, CTO da empresa do Porto, a característica introduzida com a nova versão é "completamente inovadora". É uma funcionalidade que existe noutro tipo de aplicações, para desktop por exemplo, mas "para aplicações baseadas em Javascript ou HTML5 é a primeira", acrescenta. A estreia é ainda mais relevante por estas serem as únicas linguagens que permitem o desenvolvimento multiplataforma, condição que garante grande popularidade.


Pedro Fortuna reconhece que as plataformas móveis são por natureza mais inseguras, uma tendência que os utilizadores potenciam, mas que as empresas também não tentam minimizar tanto quanto podiam e dá um exemplo. A falha que ainda recentemente deixou expostas as conversas privadas dos utilizadores do WhatsApp terá sido uma consequência do acesso demasiado fácil aos ficheiros e ao código da aplicação.


A AuditMark está sediada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). Tem uma equipa de nove pessoas mas está a contratar mais, um reforço que ajudará a empresa a trabalhar no processo de internacionalização e no desenvolvimento de uma versão offline do JScrambler, que já está disponível mas que tem ganho destaque recentemente com a conquista de vários novos clientes, sobretudo grandes empresas.


A versão cloud da solução continua, no entanto, a ser aquela que reúne um maior número de clientes, sobretudo empresas de média dimensão, mas também algumas organizações de maior dimensão, como uma das compras recentes da Google, adianta Pedro Fortuna. A solução da Auditmark conta com 9 mil utilizadores, na maioria empresas. O mercado norte-americano é o mais relevante na atividade da empresa, seguido do Reino Unido, India e Brasil.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.