A publicação de duas investigações independentes, conduzidas no passado mês de dezembro, pelos sites Gizmodo e Wired, indicaram Craig Steven Wright como o misterioso criador da Bitcoin. Embora o público tenha revelado algum ceticismo face aos artigos publicados, as informações reunidas pelos dois meios de comunicação foram suficientes para levar a polícia a casa de Wright.

De acordo com as duas publicações tecnológicas, o australiano seria a cara por trás do pseudónimo Satoshi Nakamoto, o nome com que, até à data, se denominava o criador da moeda virtual.

Apesar de as suspeitas não terem sido confirmadas pela polícia e as informações reveladas pelo Gizmodo e pelo Wired apresentarem algumas incoerências, a ideia de que Craig Wright seria o criador daquela moeda virtual nunca chegou realmente a dissipar-se.

Agora, à BBC, o australiano assumiu ser o criador da Bitcoin, sustentando a sua confissão com provas que a parecem confirmar. De acordo com a estação, Wright “providenciou provas técnicas que sustentam as suas afirmações, usando moedas conhecidas por serem propriedade do criador da Bitcoin” e que, de resto, podem ser exploradas no seu blog.

O empresário australiano expôs registos da primeira transação alguma vez feita com o dinheiro virtual que aconteceu entre si e Hal Finney, um dos engenheiros que trabalhou consigo no projeto.

Para o empresário australiano, esta não é uma forma de conquistar a fama, dinheiro ou qualquer outro tipo de benefício que lhe possa ser endereçado pela sua criação. O australiano confessa que, acima de tudo o resto, esta é a maneira que encontrou para que o “deixem em paz” e diz mesmo que “não quer saber” se as pessoas acreditam ou não em si. Jon Matonis, criador da Fundação Bitcoin, também confirmou que Wright seria o criador da moeda virtual.

Apesar de ter publicamente assumido a sua envolvência no projeto, o consenso em torno da veracidade da sua afirmação ainda não se regista. Nos fóruns de discussão onde se debate o assunto, como o Reddit, são muitos os utilizadores que não acreditam em Wright. Um ceticismo que certamente dará continuidade ao mistério em torno da identidade do criador da bitcoin.  

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.