A publicação de duas investigações independentes, conduzidas no passado mês de dezembro, pelos sites Gizmodo e Wired, indicaram Craig Steven Wright como o misterioso criador da Bitcoin. Embora o público tenha revelado algum ceticismo face aos artigos publicados, as informações reunidas pelos dois meios de comunicação foram suficientes para levar a polícia a casa de Wright.

De acordo com as duas publicações tecnológicas, o australiano seria a cara por trás do pseudónimo Satoshi Nakamoto, o nome com que, até à data, se denominava o criador da moeda virtual.

Apesar de as suspeitas não terem sido confirmadas pela polícia e as informações reveladas pelo Gizmodo e pelo Wired apresentarem algumas incoerências, a ideia de que Craig Wright seria o criador daquela moeda virtual nunca chegou realmente a dissipar-se.

Agora, à BBC, o australiano assumiu ser o criador da Bitcoin, sustentando a sua confissão com provas que a parecem confirmar. De acordo com a estação, Wright “providenciou provas técnicas que sustentam as suas afirmações, usando moedas conhecidas por serem propriedade do criador da Bitcoin” e que, de resto, podem ser exploradas no seu blog.

O empresário australiano expôs registos da primeira transação alguma vez feita com o dinheiro virtual que aconteceu entre si e Hal Finney, um dos engenheiros que trabalhou consigo no projeto.

Para o empresário australiano, esta não é uma forma de conquistar a fama, dinheiro ou qualquer outro tipo de benefício que lhe possa ser endereçado pela sua criação. O australiano confessa que, acima de tudo o resto, esta é a maneira que encontrou para que o “deixem em paz” e diz mesmo que “não quer saber” se as pessoas acreditam ou não em si. Jon Matonis, criador da Fundação Bitcoin, também confirmou que Wright seria o criador da moeda virtual.

Apesar de ter publicamente assumido a sua envolvência no projeto, o consenso em torno da veracidade da sua afirmação ainda não se regista. Nos fóruns de discussão onde se debate o assunto, como o Reddit, são muitos os utilizadores que não acreditam em Wright. Um ceticismo que certamente dará continuidade ao mistério em torno da identidade do criador da bitcoin.