As redes sociais, os blogs e o instant messaging são canais que atraem cada vez mais utilizadores, independentemente da idade de cada um. Se há quem goste de dar a cara e mostrar parte da sua vida através de fotografias, outros preferem manter-se no anonimato e, para estes casos, a rede oferece uma solução cada vez mais apreciada: os avatares.



Na Internet pode encontrar um sem número de plataformas onde pode construir a sua imagem virtual. Existem sítios onde paga para adquirir as personalidades alternativas e outros onde pode escolher as características do boneco e guardá-lo para de seguida ilustrar a sua página online ou perfil.



Se está interessado em criar um avatar seu, o TeK dá-lhe alguns exemplos de sites por onde pode começar. Um dos mais simples é o Otaku Avatar. Aqui pode construir um boneco simples, com um toque Anime, algo semelhante aos desenhos animados que transmitidos na televisão.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441216.gif

Por outro lado, o Avatar Maker do site I am Bored, permite a construção de caras de bonecos mais cómicas. Uma boa alternativa para os utilizadores que pretendem dar um ar mais humorístico aos seus espaços online. Após criar a sua imagem, tem apenas de a enviar para o email e começar a utilizá-la.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441217.gif

Para os internautas do sexo feminino que pretendem assumir uma figura sensual no seu perfil online, o TeK sugere o Pimp my Doll, uma página onde todos os avatares são mulheres e onde todos os acessórios e características disponíveis para apetrechar as bonecas são demasiado sedutoras.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441218.gif

Por fim, no que toca a avatares fixos, existe ainda uma outra alternativa, alusiva às simpáticas figuras de "Os Simpsons". No site oficial do filme baseado na série de televisão existe uma secção onde os utilizadores podem criar um boneco com as mesmas características das figuras amarelas que conquistaram admiradores em todo o mundo.



http://imgs.sapo.pt/gfx/441219.gif

A última sugestão do TeK recai no Meez. Este site permite fazer avatares 3D animados, de ambos os sexos, com vários tipos de movimentos e inseridos nos mais diversos ambientes. Para utilizar este serviço o utilizador tem de se registar, mas acredite que vale a pena, quanto mais não seja para mostrar aos visitantes do seu perfil a sua originalidade.

http://imgs.sapo.pt/gfx/441220.gif