Os encarregados de educação da região de Aveiro vão poder adquirir, marcar e desmarcar refeições escolares e gerir as actividades extracurriculares dos seus educandos a partir da Internet. Desenvolvido pela Câmara Municipal, o portal que alojará os serviços vai estar disponível já no início do próximo ano lectivo.

Estas são apenas alguns exemplos das funcionalidades que o novo site irá integrar, estando igualmente previstos outros serviços, como a possibilidade de controlo da assiduidade dos alunos, segundo avança o Jornal de Notícias, citando responsáveis do pelouro da educação daquela autarquia.

A iniciativa faz parte do Sistema de Gestão Escolar, aprovado esta semana, por unanimidade, em reunião de câmara, um programa que prevê igualmente a informatização de todo o processo de pagamento e gestão das refeições e actividades extracurriculares, através do recurso a cartões electrónicos e a quiosques que vão ser instalados, um em cada agrupamento de Escolas.

Estes quiosques surgem como uma alternativa à utilização do portal, permitindo efectuar carregamentos, consultas de saldos, agendamentos, marcações, desmarcações e aceder a outra informação útil.

Com o novo sistema a Câmara de Aveiro pretende agilizar os procedimentos, reduzindo a circulação de dinheiro nos estabelecimentos de ensino e evitando que os pais tenham de se deslocar e aos agrupamentos de escola para realizarem determinadas tarefas.

Notícias Relacionadas:

2008-08-22 - Cartão Electrónico nas escolas mais próximo da concretização

2008-06-09 - Plano Tecnológico da Educação antecipa metas para 2009