Os novos bancos electrónicos reclamam uma parte substancial do lucrativo mercado financeiro e poderão representar, no longo prazo, uma séria ameaça à indústria bancária tradicional, indiciam os resultados de um estudo divulgado recentemente pela Universidade de Newcastle, no Reino Unido.



Essas mesmas empresas - muitas vezes com estratégias e modelos de negócio completamente novos - oferecem igualmente preços mais baixos, melhores escolhas e muitas vezes dirigem-se a clientes com mais poder de compra com produtos mais lucrativos.



Os responsáveis pelo estudo defendem que a recente crise nas dotcom não mudou as bases do Internet banking e que os bancos estabelecidos têm de rever radical e brevemente as estratégias e modelos de negócio que lhes trouxeram sucesso no passado, para manter a sua posição competitiva.



O estudo indica ainda que, actualmente, a maioria das transacções de Internet banking são conduzidas através de computadores pessoais, mas os utilizadores começam a utilizar outros dispositivos, como os telemóveis, os PDAs ou a televisão digital.



Investir em banca pela Internet é de importância estratégica para a maioria das empresas ligadas à área financeira, trazendo uma série de benefícios que incluem poupança em despesas, geração de novas receitas e a capacidade para fornecer serviços bancários não tradicionais como seguros e corretagem.



O resultado do estudo demonstrou que os bancos estabelecidos estão atentos aos futuros desafios colocados pelos bancos que funcionam através da Internet e, por isso, preparam-se para fazer algumas alterações. A maioria das instituições bancárias vê o Internet banking como uma necessidade, mas outras vêem-no como parte de uma estratégia de distribuição multi-canal e pretendem continuar a manter agências e call centres, além aos serviços de banca electrónica.



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