Os principais bancos portugueses iniciaram ontem uma campanha de sensibilização que pretende ajudar os clientes a utilizar de forma segura os serviços de homebanking. A campanha foi criada pelo Fórum Interbancário para a Segurança Online que junta os representantes de vários bancos na Associação Portuguesa de Bancos.
Embora com imagens ajustadas a cada portal, as mensagens da campanha são comuns e alertam para a necessidade de manter os programas de segurança atualizados, desconfiar de emails de origem desconhecida e a razoabilidade de não instalar programas de fiabilidade duvidosa.
Em comunicado, a APB lembra que "a proteção de qualquer computador depende, acima de tudo, do seu utilizador e o não cumprimento de algumas regras básicas para uma boa utilização é como abrir a porta de casa a desconhecidos".
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Ainda recentemente a Polícia Judiciária admitia que o número de ataques a serviços bancários tem crescido e que, nos primeiros seis meses do ano detetou 40 esquemas de fraude, e que 20 mil clientes terão sido alvo de ataques.
Mesmo sem abordar números de utilizadores que terão sido prejudicados por este esquema, a APB lembra que "alguns utilizadores de sistemas de banca eletrónica poderão ser desta forma [com esquemas fraudulentos] ludibriados seguindo as instruções de alguém que nada mais pretende do que obter indevidamente dados que serão utilizados de forma abusiva".
Ainda hoje publicámos no TeK os resultados de um inquérito realizado aos leitores sobre o investimento dos bancos em segurança, que mostra que a maioria acredita não ser suficiente.
Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico
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