Fonte oficial da CGD confirmou à Lusa que o sistema está temporariamente indisponível e que as equipas informáticas estão a trabalhar para resolver o problema.

Também o Santander está com problemas no acesso ao homebanking, mas a Lusa aguarda ainda esclarecimentos da entidade.

Fonte oficial do Novo Banco também confirmou à Lusa que o sistema está indisponível e que o problema está a ser analisado para que o serviço possa ser reposto o mais rapidamente possível.

Para já ainda é desconhecido se os problemas no acesso estarão relacionados com o apoio de 125 euros a titulares de rendimentos até 2.700 euros brutos mensais, que começou a ser pago hoje pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) através de transferência bancária. Segundo confirmou à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças, os pagamentos serão feitos um ritmo de 500 mil por dia a partir de hoje, totalizando cerca de cinco milhões de beneficiários.

Pode também estar sobre a mesa a possibilidade de ataques informáticos. Ainda no início de outubro, o BCP foi alvo de um ataque que condicionou o acesso à página na Internet e às aplicações do banco. De acordo com o banco, "entidades mal-intencionadas, a partir do exterior" dirigiram "intensos e não legítimos pedidos ao site e às apps do banco dificultando e pontualmente impedindo, dessa forma, o acesso dos clientes”.