O Fórum Interbancário para a Segurança Online, criado no âmbito da Associação Portuguesa de Bancos (APB), lançou uma nova campanha de sensibilização e prevenção para a segurança online, focada nas compras na Internet. A propósito da época de Natal, a campanha lembra que nestas quadras festivas se verifica habitualmente um aumento da atividade dos hackers, em termos de esquemas de phishing e outros ataques informáticos.

O mote da campanha é “A Segurança também se preocupa com esta quadra” e conta com a participação dos bancos que integram a associação, que disponibilizaram a informação nos seus sites, mantendo os alertas online até 7 de janeiro.

Esta é a terceira campanha de sensibilização para a segurança online lançada por este organismo, repetindo a iniciativa de dezembro de 2011 e julho de 2012.

A iniciativa alerta os utilizadores dos serviços bancários para os cuidados a ter nas compras online e a importância de se confirmar a veracidade dos dados da empresa, através da qual se efetuam as compras, bem com para a necessidade das atualizações dos antivírus, dos programas de segurança, do firewall, de não abrir ou responder a emails de origem desconhecida e para evitar a instalação de programas de fiabilidade duvidosa.

A APB lembra que “os efeitos nefastos do phishing, no seu conceito mais alargado, não são exclusivamente reduzidos por ações tecnológicas, sempre dispendiosas, e que os Bancos têm implementado, mas porque estão associados ao comportamento dos próprios utilizadores que não deverão deixar-se enganar pelos argumentos utilizados pelos ciber criminosos”, mantendo online algumas recomendações para comprar em segurança.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.