O número de clientes de acesso à Internet em banda larga continua a crescer, tendo aumentado mais de 8,2 por cento nos primeiros três meses do ano para o 1,312 milhões de utilizadores, indicam os números que a Anacom acaba de revelar. A taxa de penetração de banda larga sobe agora para os 12,5 por cento com a maioria dos novos utilizadores a optarem pelo ADSL.
As estatísticas compiladas pelo regulador do mercado das comunicações indicam que 71,2 por cento dos novos clientes - que durante o primeiro trimestre aderiram à banda larga - escolheu a tecnologia ADSL. Este tipo de acesso, baseado na rede fixa, continua a solidificar a sua predominância face ao cabo contando agora com 769 mil clientes, contra 540 mil que acedem por modem de cabo.
Também no segmento residencial o ADSL é predominante, com 51,5 por cento do total de utilizadores. É porém no segmento não residencial que a diferença entre acesso por cabo e ADSL é mais notória, com 210 mil clientes a optar por DSL face a apenas 14 mil que recorrem ao cabo.
No total de acessos em banda larga o maior número de clientes continua concentrado no segmento residencial, com 1,085 milhões de ligações, o que corresponde a 82,7 por cento do total de clientes de banda larga.
Quota das empresas do Grupo PT continua a baixar
Segundo a análise do regulador, em cada 10 novos clientes de banda larga a PT angariou apenas três, o que coloca a quota marginal trimestral dos operadores alternativos nos 69 por cento.
Em termos globais a Anacom nota que a quota de clientes de banda larga do Grupo PT caiu no primeiro trimestre do ano 3,5 pontos face ao trimestre anterior, para 73,5 por cento. No ADSL a percentagem de clientes da PT é de 79,8 por cento, com os novos operadores a garantirem os restantes vinte por cento numa subida de 4,1 pontos percentuais face ao último trimestre de 2005.
O regulador sublinha ainda a ideia de que "o reforço de quota dos novos operadores, na tecnologia ADSL, é explicado pelo crescimento do número de lacetes desagregados, reflexo da melhoria das condições da Oferta do Lacete Local e da aposta dos operadores em chegar aos clientes directamente e com ofertas de pacotes de serviços, designadamente em conjunto com serviços de voz".
Notícias Relacionadas:
2006-03-09 - Banda larga liga 82% dos assinantes de serviços de Internet em Portugal
2006-03-08 - Análise da ECTA confirma atraso na banda larga em Portugal
2005-12-20 - Número de utilizadores de banda larga cresce mais de 50% num ano
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Rumores sobre robot da Apple ganham nova dimensão. Será este o seu próximo ajudante doméstico? -
App do dia
LOK Digital tem quebra-cabeças com palavras misteriosas que vão desafiar a sua mente -
Site do dia
Quem quer ser um Eco-Embaixador e criar um ambiente livre de químicos perigosos? -
How to TEK
Como repor os valores de fábrica de um smartphone?
Comentários