O acesso à Internet através da banda larga móvel registou um forte crescimento no terceiro trimestre, segundo dados da Anacom, tendo o número de utilizadores aumentado em cerca de 500 mil, mais 17 por cento do que no trimestre anterior e mais 64 por cento comparativamente a idêntico período de 2008.

O regulador refere que no final de Setembro, existiam em Portugal cerca de 3,44 milhões de utilizadores com acessos à Internet em banda larga móvel e cerca de 1,84 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais 1,81 milhões em banda larga.

A taxa de penetração em termos homólogos passou de 19,8 por cada 100 habitantes para os 32,4 por cento, crescendo 12,6 pontos percentuais.

Para além do elevado crescimento verificado no número de acessos em banda larga móvel, a Anacom refere o aumento a "um ritmo elevado" da utilização desses acesso. O número de utilizadores de banda larga móvel activos no período analisado cresceu cerca de 36,7 por cento no último trimestre, ascendendo a cerca de dois milhões de utilizadores, valor 95 por cento superior ao verificado em igual período de 2008.

"O elevado crescimento do número de utilizadores activos neste trimestre deve-se, sobretudo, ao lançamento de novas ofertas com tarifação ao dia", considera a Anacom.

A principal tecnologia de acesso à Internet em banda larga fixa continua a ser o ADSL, que representa 58 por cento do total. O modem cabo é utilizado por 40,3 por cento dos clientes da banda larga fixa. No terceiro trimestre de 2009 o xDSL atraiu, em termos líquidos, cerca de 49 por cento das adesões ao serviço registadas neste período.

Apesar da crescente aposta das operadoras nacionais na fibra óptica, segundo as estatísticas agora avançadas, existem apenas 14 mil clientes com acesso à Internet através desta tecnologia, dos quais 95 por cento residenciais. A Sonaecom era, no final do terceiro trimestre de 2009, o principal fornecedor deste tipo de oferta.

Os números da CE

De acordo com a informação divulgada ontem pelo Executivo europeu, a taxa de penetração em Portugal do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa encontrava-se, em Julho de 2009, nos 17,6 por 100 habitantes, abaixo da média da UE27 de 23,8 por cento, ocupando a 20ª posição entre os estados-membros.

No que respeita à banda larga móvel, Portugal classificava-se na terceira posição no ranking da UE27.