O terceiro trimestre deste ano foi o melhor de sempre para os fornecedores norte-americanos de acesso à Internet por tecnologia cabo e DSL em termos de angariação de clientes, de acordo com dados fornecidos pelo Leichtman Research Group.



Durante o trimestre finalizado a 30 de Setembro, as empresas de cabo detinham 64 por cento do mercado residencial da banda larga nos Estados Unidos, enquanto ao ADSL pertenciam os restantes 36 por cento, adianta o Leichtman Research Group. No mesmo período, a tecnologia DSL conseguiu mais 800 mil subscritores, ou 39 por cento dos novos clientes da banda larga, e o cabo angariou os restantes 61 por cento.



De acordo com o Leichtman Research Group, os valores alcançados durante este trimestre foram estimulados pelos grandes descontos oferecidos pelos fornecedores. Acredita-se que sem essas promoções, este nível de crescimento poderá ser difícil de manter.



As empresas de cabo e os fornecedores de DSL estão a competir por uma quota de mercado entre os milhares de lares norte-americanos que ainda usam ligações dial-up. Segundo notícia da News.com, as chamadas Baby Bells introduziram, no último Verão, um plano de preços de desconto agressivo esperando angariar novos clientes. As empresas de cabo ripostaram aumentando as velocidades de download e recorrendo a promoções de preços próprias.



Os fornecedores de DSL, como a SBC Communications e a Verizon Communications têm sido os mais agressivos no corte de preços e nos descontos. As empresas recentemente reportaram os seus melhores trimestres em termos de subscrição de novos clientes DSL. Apesar disso, o cabo mantém-se como líder incontestado.



Empresas como a Comcast e a Cox Communications também reportaram o seu melhor trimestre em termos de clientes angariados. Contudo a Time Warner Cable, o segundo maior operador de cabo dos Estados Unidos, no mês passado apresentou um crescimento mais lento comparativamente ao ano passado.



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