Um dos modelos mais avançado da inteligência artificial da Google, o Gemini Pro, está agora disponível no chat do Bard em mais países e territórios, e também em mais línguas. O português europeu junta-se a uma lista de mais de 40 idiomas e mais de 230 países e territórios que ganham acesso às capacidades multimodais do bot de inteligência artificial generativa que foi anunciado em dezembro pela Google.

O Gemini é baseado num Large Language Model com capacidades avançadas de compreensão, raciocínio, resumo e programação, que pode entender texto, imagens, vídeo e contexto, e que está disponível em três modos: Nano, Pro e Ultra.

Com a adição da inteligência do Gemini Pro, a Google diz que o Bard é agora um dos chatbots com melhor desempenho, comparativamente com as principais alternativas gratuitas e pagas. A empresa cita a Large Model Systems Organization, uma entidade avaliadora de modelos de linguagem e chatbots, que revelou recentemente que o Bard com Gemini Pro é um dos chatbots disponíveis preferido (gratuito ou não), salientando que o mesmo deu um “salto impressionante” em frente.

Algumas das funcionalidades do Gemini já estavam acessíveis no Bard, mas com limites e só em inglês. Agora esta barreira é ultrapassada, simplificando a utilização para utilizadores de mais países e línguas.

Veja o vídeo de apresentação do Gemini da Google

A Google está também a alargar o recurso de verificação dupla, que chega a mais de 40 idiomas. A possibilidade já existia em inglês e a empresa diz que "já é utilizada por milhões de pessoas". Basta clicar no ícone "G", para o Bard fazer uma nova verificação da respostas, avaliando se existe conteúdo na web para fundamentar a resposta.

Ao clicar nas frases mais destacadas os utilizadores podem saber mais sobre a resposta, com informações que confirmam ou contrariam as que foram encontradas pela pesquisa.

Bard dupla verificação
Novas funcionalidades do Bard da Google

A OpenAI e a Microsoft estão também a alargar as funcionalidades do ChatGPT e do Copilot e a reforçar as versões gratuitas e pagas para garantir maior rapidez das respostas e informação mais atualizada.

Verifique as suas respostas em mais idiomas

Como sabemos que as pessoas querem ter a oportunidade de corroborar as respostas do Bard, também estamos a expandir o nosso recurso de verificação dupla, que já é utilizado por milhões de pessoas em inglês, para mais de 40 idiomas. Ao clicar no ícone “G”, o Bard irá avaliar se existe conteúdo na web para fundamentar a sua resposta. Se puder ser avaliado, o utilizador pode clicar nas frases destacadas e saber mais sobre informações que apoiam ou contradizem as encontradas pela Pesquisa.

Essas atualizações tornam o Bard num colaborador de IA ainda mais útil e acessível globalmente para todas as tarefas, desde os projetos grandes e criativos até às coisas menores do dia a dia. Experimente hoje em bard.google.com