A British Broadcasting Corporation (BBC) está a projectar um novo serviço que permitirá fazer downloads legais na Internet dos seus programas de televisão e rádio, colocando a rede pública em situação de vantagem face aos seus concorrentes privados e justificando o financiamento público, revelou o director-geral da BBC no Festival Internacional de Televisão de Edimburgo, na Escócia.

Através do sistema "MyBBC Player", todos os telespectadores que tiverem um computador poderão aceder aos programas emitidos nos últimos sete dias e descarregar os episódios das suas séries favoritas. "O principal objectivo é criar um grande conteúdo audiovisual e oferecê-lo ao público da forma mais eficaz e conveniente possível", disse Mark Thompson, citado pela BBC News.

A BBC tem vindo a disponibilizar diversos conteúdos online que têm sido recebidos com bastante interesse pelos utilizadores. A somar-se a esta receptividade está ainda a decisão do Governo de mudança da emissão analógica para digital, esperada para breve a par com o que se passa na União Europeia.

O serviço "MyBBC Player", que deve ainda ser aprovado, também emitirá programas ao vivo e dará acesso ao arquivo, ao mesmo tempo que permitirá escutar as emissões radiofónicas. Segundo declarações do director da TV Jana Bennett, está também a ser ponderada a hipótese de disponibilizar os mesmos conteúdos para telemóveis.

A BBC pretende desta forma fazer uso das novas tecnologias não se restringindo a ser uma televisão convencional, pois "cada líder criativo luta com a questão sobre o que é que as novas tecnologias e comportamentos de audiência querem dizer para eles e para o seu serviço", acrescentou Mark Thompson.

Notícias Relacionadas:

2005-05-06 - Yahoo amplia alcance do serviço de pesquisa de vídeos

2005-04-06 - Google vai testar serviço de pesquisas vídeo

2005-04-01 - MSN lança serviço de download de vídeo para dispositivos Windows Mobile