A Bibilioteca Nacional (BN) apresentou hoje à tarde a BN Digital, um projecto online que marca "a entrada definitiva e irreversível" daquela instituição "na era do digital", nas palavras de Carlos Reis, seu director. A cerimónia de apresentação teve lugar no Auditório Principal do edifício da biblioteca.



Disponível oficialmente a partir do próximo dia 1 de Fevereiro no novo site remodelado da BN - embora alguns conteúdos básicos já estejam acessíveis online -, que passará também a assumir a função de portal, esta nova versão electrónica destina-se a "abrir e aproximar a Biblioteca Nacional dos portugueses", como afirmou o Ministro da Cultura Augusto Santos Silva, servindo dessa forma como "um instrumento de democratização da cultura e do saber", na opinião do director do BN.



Apelidada por Carlos Reis de "Jóia da Coroa" da Biblioteca Nacional, a BN Digital irá assim constituir um serviço específico onde se poderá consultar o arquivo digitalizado da BN, representativo de uma memória cultural portuguesa composta de livros, manuscritos, mapas, gravuras, partituras, jornais, revistas, bem como iluminuras dos séculos XVI e XVII que até agora não podiam ser livremente acedida através da Internet.



Na base da BN Digital vai estar o conceito de memória. Deste modo, o seu núcleo principal irá chamar-se Construção da Memória, um conjunto de séries temáticas como Memória da Língua, Memória da História, da Ciência, da Música, da Imprensa, da Literatura, do Pensamento, da Imagem, entre outras. Nestes espaços podem-se encontrar biografias de personalidades famosas nesse campo, bem como documentos que serviram de base a essas matérias.



Outra componente da BN Digital serão as páginas temáticas dedicadas a autores portugueses como Almeida Garrett, António Feliciano de Castilho e Eça de Queiroz - através da disponibilização de biografias e obras - assim como a acontecimentos marcantes da história de Portugal como o 25 de Abril e os Descobrimentos.



A secção das Exposições Virtuais oferece aos cibernautas a hipótese de visitar partes de exposições da BN que decorrem no momento, como "Vitorino Nemésio: Rotação da Memória", ou que já ocorreram, sobre temas como a presença de Verdi em Portugal, Cartografia do Brasil e Ciência do Desenho. Na página Edições será possível aceder às obras editadas por esta instituição, como catálogos de exposições e publicações periódicas - resumos dos artigos da revista Leituras da BN, a nova série de Informações BN e o Notícias Porbase. De início, a BN Digital só vai disponibilizar uma pequena parte do seu arquivo de conteúdos digitalizados.



Nesta apresentação foi também revelado o aspecto gráfico do novo site-portal da BN, baseado em tons de laranja e dividido em duas áreas distintas: a dos destaques, à esquerda, ocupando grande parte do ecrã, e a da barra de navegação, localizada à direita.



Segundo Carlos Reis, a grande aposta desta nova versão do site passa pela "interactividade com o utilizador, o dinamismo e uma multiplicidade de funções e discursos". Para o director da BN, O objectivo deste portal é funcionar como "uma ampla e generosa porta para as colecções, serviços, publicações e acções culturais da BN, em diálogo constante com quem nos visita pela Internet".


Outra novidade também anunciada hoje pela BN foi a nova Sala Multimédia, um espaço equipado com PCs ligados à Internet localizado no edifício daquela instituição.


Notícias Relacionadas:

2001-05-18 - Biblioteca digital chinesa com 170 mil livros online

2001-04-16 - Biblioteca Nacional coloca teses na Internet

2000-12-04 - China vai promover biblioteca digital online
2000-11-20 - Bibliotecas lançam site de pesquisa

2000-04-04 - Conhecimento e educação na Web

Entrevista: DiTeD - uma biblioteca digital de dissertações e teses

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.