A Google pretende disponibilizar aos seus utilizadores as obras literárias que fazem parte do serviço Book Search, tornando possível a descarga e a impressão gratuita dos documentos que não estejam protegidos por direitos de autor.



Os utilizadores que queiram consultar uma das obras protegidas, apenas terão acesso a excertos dos textos e não à totalidade dos conteúdos, ao contrário do que acontece com os livros sem protecção autoral que podem ser integralmente descarregados.



Através deste serviço os utilizadores terão acesso a obras como Divine Comedy, de Dante, as Fábulas de Esopo, entre muitas outras. Todas em formato PDF.



Até aqui o Book Search apenas permitia que os utilizadores lessem os conteúdos através do computador.



O serviço disponibilizado pela Google faz parte de um projecto que visa a digitalização de livros de todo o mundo por forma a torná-los acessíveis a qualquer utilizador independentemente da sua localização geográfica.



A iniciativa conta com o apoio das bibliotecas das universidades de Harvard, Oxford, Michigan, Stanford, Califórnia, assim como, da biblioteca pública de Nova Iorque.



A Google encontra-se ainda a conduzir um projecto piloto que inclui a Biblioteca do Congresso norte-americano.

Notícias Relacionadas:

2004-12-15 - UE recomenda agilização dos processos para a criação da Biblioteca Digital Europeia

2004-12-15 - Google digitaliza colecções de cinco bibliotecas universitárias americanas