Toda as obras que integram a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estarão, a partir de hoje disponíveis, na íntegra, através da Internet, permitindo o acesso gratuito à obra do poeta português a partir de qualquer ponto do globo.

O espólio inclui 1.140 livros que pertenceram a Fernando Pessoa, mas também manuscritos, ensaios e poemas, anotados pelo próprio nas páginas dos livros. A totalidade das páginas de cada volume foi digitalizada e colocada online, podendo as obras ser consultadas, página a página, no site, ou descarregadas, na íntegra, para o computador.

"Trata-se da primeira biblioteca portuguesa integralmente digitalizada", afirmam os responsáveis pelo projecto, que é hoje apresentado na Casa Fernando Pessoa - o único local onde, até à data, este acervo podia ser consultado.

A Biblioteca Digital terá acesso a partir do site da Casa Fernando Pessoa, devendo ficar online pelas 18 horas de hoje.

O projecto desenvolvido em parceria com a Fundação Vodafone, que investiu cerca de 77 mil euros, pretende facultar "a todos os leitores, em qualquer parte do globo, o acesso a este importante legado de uma das figuras maiores da Cultura Portuguesa", lê-se no comunicado.

O serviço incluirá a possibilidade de consulta de obras por autor, por ano ou ordem alfabética, sendo também facultada uma classificação por categorias temáticas. "Para facilitar a compreensão da biblioteca como um todo, foram destacadas as páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa", detalha a nota à imprensa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.