Agindo para a protecção dos direitos dos consumidores, a Comissão Europeia tomou no ano passado medidas para que as companhias aéreas tornassem mais clara a publicação de preços dos bilhetes nos seus sites. Uma análise agora realizada mostra que a grande maioria das empresas já introduziu correcções nas suas práticas comerciais.

De entre os 137 sítios Web de companhias aéreas na Europa que foram investigadas, 115 foram corrigidos, melhorando a transparência da informação segundo as várias regras apontadas pelo executivo europeu.

Entre as regras a aplicar estão a clareza de preços, com a indicação do preço final e não valores parciais, assim como a disponibilidade e as respectivas limitações que devem também ser facilmente perceptíveis. O executivo europeu lembra que as práticas que pretendem atrair os utilizadores com preços muito baixos mas onde a disponibilidade é muito reduzida são ilegais.

Foi também medido o "estado de saúde" de 67 grandes companhias de aviação em Março deste ano, sendo 52 delas consideradas dentro dos níveis de conformidade exigidos.

A Comissão está agora a trabalhar num acordo sectorial, que pretende proporcionar condições equitativas às companhias aéreas na UE e fazer com que os seus sítios Web mantenham um nível de qualidade elevado.